Eleições presidenciais na França

Hollande vence Sarkozy por margem de dois a três pontos, segundo pesquisas

Em Bruxelas

  • Christophe Ena/AP

    Candidato socialista François Hollande discursa

    Candidato socialista François Hollande discursa

O candidato socialista François Hollande é o vencedor do primeiro turno das eleições presidenciais francesas, derrotando o atual chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, a quem voltaria a enfrentar no segundo turno, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa da Bélgica.

A rede de televisão "RTBF" informou que, de acordo com pesquisas cuja autoria não revela, Hollande obterá 27% dos votos, dois pontos percentuais a mais que Sarkozy.

O site do jornal "Le Soir", por sua vez, cita uma pesquisa do instituto Opinionway, segundo a qual Hollande receberá entre 27% e 30% dos votos, contra 25% e 27% do candidato conservador.

A mesma pesquisa indica que a candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen, ficaria em terceiro, com entre 15% e 17% dos votos.

Esses resultados foram divulgados faltando duas horas para o fechamento de todos os colégios eleitorais na França, durante a proibição de informações sobre pesquisas até as 20h locais (15h de Brasília).

Anteriormente, a "RTBF" divulgou dados de resultados correspondentes aos territórios ultramarinos franceses, cujos eleitores votaram no sábado e deram a vitória a Hollande.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos