Chefe da polícia de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, é sequestrado

Kiev, 22 abr (EFE).- O chefe da polícia da cidade russófona de Kramatorsk, no leste da Ucrânia, Vitali Kolupai, foi supostamente sequestrado por um grupo de separatistas, informou nesta terça-feira o Ministério do Interior.

Segundo um comunicado do ministério, sete indivíduos armados e mascarados entraram ontem no departamento policial de Kramatorsk para se reunir com Kolupai "sem apresentar exigências nem dificultar o trabalho da polícia".

Após as negociações entre o chefe policial e os homens armados, que se declararam partidários da autoproclamada República Popular da região de Donetsk (RPD), Kolupai foi levado para a cidade vizinha de Slaviansk sem oferecer resistência.

"Segundo os dados que temos, Kolupai está retido por estas pessoas contra sua vontade", acrescentou a nota.

Além disso, a polícia informou que estuda as denúncias sobre o sequestro, nos últimos dois dias, de cinco jornalistas pelos ativistas da RPD.

O comunicado afirmou que se tratam dos repórteres ucranianos Irma Krat e Sergei Lefter, dos italianos Paul Gogo e Cosimo Attanasio e do jornalista bielorrusso Dmitri Galko.

Kramatorsk e Slaviansk são no momento os principais focos dos protestos pró-Rússia contra as novas autoridades que derrubaram em fevereiro o presidente ucraniano Viktor Yanukovich.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos