Autoridades içam bandeira da Síria no centro de Homs

Em Paris

  • Reprodução/Interpol

    Site da Interpol lança "alerta vermelho" para a prisão do vice-presidente sunita iraquiano, Tareq al-Hashemi

    Site da Interpol lança "alerta vermelho" para a prisão do vice-presidente sunita iraquiano, Tareq al-Hashemi

Beirute, 8 mai (EFE).- As autoridades do regime de Damasco içaram nesta quinta-feira a bandeira da Síria na parte antiga da cidade de Homs, que até agora era um dos principais redutos da oposição, enquanto se completa o recuo dos rebeldes.

A televisão oficial mostrou imagens da bandeira ondeando no centro da cidade. Em entrevista à emissora, o governador da província, Talal al Barazi, afirmou que equipes de manutenção começaram os trabalhos para recuperar a área e que se iniciou um plano sanitário de emergência para melhorar os serviços médicos.

Enquanto isso, o segundo rodízio de combatentes opositores chegou em Dar al Kabira, ao norte de Homs, a bordo de cinco ônibus, como está estipulado no pacto entre o regime e os insurgentes.

Um ativista da rede Sham em Homs, Ahmad Orabi, disse à agência Efe que 300 rebeldes se retiraram durante o dia de hoje e que ainda restam cerca de 600 no centro de Homs.

A fonte afirmou que a Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, tinha se mostrado reticente a sair, mas que depois poderia ter aceito se retirar.

Segundo Orabi, os únicos que permanecerão na parte antiga de Homs após o fim da retirada rebeldes são famílias cristãs.

Durante a jornada de ontem, mais de 900 opositores se retiraram da cidade em ônibus, escoltados pela ONU e a polícia síria, até Dar al Kabira.

O acordo foi assinado pelas partes no domingo passado, com a presença de representantes da ONU e da embaixada do Irã.

Com a saída dos insurgentes e a entrada dos soldados se porá fim a um cerco que durou mais de vinte meses na parte antiga de Homs, um dos símbolos do levantamento contra o regime do presidente Bashar al Assad, iniciado em março de 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos