EUA ampliarão presença de tropas e destinarão mais armamentos à Ásia

Em Cingapura

  • Jim Watson/AFP

    Na foto, os secretários de Defesa dos EUA, Leon Panetta (ao centro), do Japão, Shu Watanabe (à esquerda), e da Coreia do Sul, Kim Kwan-Jin (à direita), em Cingapura

    Na foto, os secretários de Defesa dos EUA, Leon Panetta (ao centro), do Japão, Shu Watanabe (à esquerda), e da Coreia do Sul, Kim Kwan-Jin (à direita), em Cingapura

Os Estados Unidos aumentarão a presença de suas tropas e destinarão armamentos de alta tecnologia a países aliados da região Ásia-Pacífico para desenvolver a nova estratégia voltada a elevar sua capacidade militar nessa zona, indicou o secretário de Defesa americano, Leon Panetta.

Panetta assinalou durante seu discurso na conferência asiática de segurança, que foi iniciada neste sábado (2) em Cingapura, que o plano de ampliar a presença militar será produzido nos próximos cinco anos, sem construir novas bases e mediante acordos bilaterais com os países da região.

"O principal objetivo é a projeção de nossa força na zona", disse o chefe do Pentágono.

Panetta explicou que mais da metade das forças militares que agora estão desdobradas pelo mundo estará na região Ásia-Pacífico quando estiver concluído o desenvolvimento dessa nova estratégia.

Além de reforçar suas atuais alianças com o Japão e a Coreia do Sul, Panetta assinalou que, mediante acordos, os EUA dotarão de equipamentos militares também os países do Sudeste Asiático, sobretudo Filipinas, Tailândia e Cingapura, assim como o Oceano Índico.

O plano inclui manter os seis porta-aviões que atualmente estão na região e dar suporte a eles com a maior parte dos navios das forças navais americanas.

"Nos próximos anos, vamos aumentar o número e o tamanho de nossas manobras militares, assim como as visitas de nossos navios à região", apontou Panetta.

O chefe do Pentágono acrescentou que a sede logística dessa nova estratégia ficará em Guam, no Pacifico Ocidental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos