Lula é operado para retirada de cateter

(Atualiza com alta médica e detalhes divulgados pelo hospital).

São Paulo, 14 jun (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido nesta quinta-feira a uma cirurgia para a retirada do cateter implantado durante seu tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado em outubro de 2011.

Lula, que já recebeu alta, foi operado por volta das 9h (horário de Brasília) para a extração do aparelho, por meio do qual eram ministrados os remédios usados em sua quimioterapia, confirmou para à Agência Efe um representante do Instituto Lula.

"Tudo saiu bem. Lula está em seu quarto, consciente e almoçou", detalhou a fonte, pouco depois da cirugia, antes do presidente deixar o hospital.

Além da intervenção, o ex-presidente foi submetido a vários examos, entre eles uma endoscopia e outro de avaliação de tecidos, que revelaram a "ausência de neoplasia", segundo comunicado do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, onde o líder foi operado.

O ex-presidente ingressou ontem à noite no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, centro de referência no tratamento contra o câncer na América Latina.

Lula participaria no sábado da abertura da Arena Socioambiental da Rio+20, mas o compromisso teve que ser adiado. O ex-presidente, de 66 anos, interrompeu sua agenda pública em outubro do ano passado para iniciar o tratamento contra o câncer de laringe e retomou gradativamente sua atividade nos últimos meses.

Em 28 de março, os médicos que cuidam de sua saúde anunciaram que o tumor de três centímetros de Lula tinha desaparecido totalmente. EFE

mb/dk-bg

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos