OLP pede à ONU, à UE e aos EUA que exijam responsabilidades a Israel

Em Bancoc

  • Khin Maung Win/AP

    A líder da oposição, Aung San Suu Kyi, estreia nesta segunda-feira (9) no Parlamento de Mianmar

    A líder da oposição, Aung San Suu Kyi, estreia nesta segunda-feira (9) no Parlamento de Mianmar

Ramala (Cisjordânia), 9 jul (EFE).- Hanan Asharawi, membro do comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), pediu nesta quarta-feira à ONU, aos EUA e à União Europeia que intervenham imediatamente para deter a atual operação bélica de Israel na Faixa de Gaza.

Em comunicado enviado à imprensa, Ashrawi ressaltou, além disso, que a comunidade internacional deve exigir responsabilidades ao governo de Israel pelo que qualificou como "sua deliberada violação da lei internacional e do direito humanitário internacional".

"Pedimos a todos os membros da comunidade de nações, e em particular à ONU, EUA e a UE a intervir de maneira imediata para dar fim à deliberada operação israelense contra a assediada Gaza e contra sua população sob ocupação", afirmou.

"Nos últimos três dias, 32 palestinos morreram e mais de 200 civis ficaram feridos. Esses crimes de guerra, em particular as execuções extrajudiciais, esses graves atos de punição coletiva, realizados por Israel em sua operação atual, são totalmente condenáveis", afirmou.

Quanto a isso, insistiu que "se deve exigir de Israel responsabilidade por suas deliberadas violações da lei internacional e o direito internacional humanitário antes que seja tarde".

Israel deve deixar de "cultivar a cultura da desumanização e o ódio ao povo palestino e a desvalorização de sua vida e seus direitos", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos