Após morte de policial, segurança é reforçada no Complexo do Alemão

Rio de Janeiro, 24 jul (EFE).- A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro reforçou nesta terça-feira a presença policial na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense, onde uma policial militar foi morta em uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região.

O caso foi o primeiro de assassinato de uma agente de segurança em uma comunidade pacificada. Desde novembro de 2010, todo o Complexo do Alemão havia sido retomado, na época pelo Exército, do controle dos traficantes de drogas.

A policial militar Fabiana Aparecida dos Santos, de 30 anos, morreu na noite desta segunda-feira, baleada durante um ataque a tiros de fuzil por parte de criminosos a base da UPP da Nova Brasília.

O crime, contudo, não faz as autoridades do Rio de Janeiro recuarem no processo de pacificação: "seguirá o curso previsto na região até que seja consolidada a reconquista de território nessas comunidades, com sua devolução completa e pacífica", aponta nota da Secretaria de Segurança fluminense.

Após o ataque e uma intensa troca de tiros, a segurança na comunidade foi reforçada, com a presença de agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar.

A Nova Brasília foi a primeira comunidade dos complexos do Alemão e Penha, a receber uma das oito UPPs da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos