Coreia do Sul e EUA iniciam ensaio militar conjunto

Da EFE

  • AFP

    Mark David Chapman, assassino de John Lennon, em foto divulgada pela polícia de Nova York (9/12/1980)

    Mark David Chapman, assassino de John Lennon, em foto divulgada pela polícia de Nova York (9/12/1980)

Seul, 19 ago (EFE).- Os Exércitos de Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira (data local) manobras anuais militares, tradicionalmente condenadas pelo regime da Coreia do Norte, no meio de um processo de incomum calma na península.

O exercício militar conjunto, conhecido como Ulchi Freedom Guardian, durará 12 dias e servirá para testar a habilidade das tropas em garantir a segurança na península, segundo informou o Comando militar Conjunto através da agência "Yonhap".

Para as manobras, auxiliadas por computador, serão mobilizados 50 mil soldados sul-coreanos e 30 mil americanos.

No marco do treino militar, que será supervisado por uma comissão internacional, espera-se que ambos os contingentes ensaiem manobras de defesa perante possíveis provocações da Coreia do Norte, ataques com armas de destruição em massa e ciberataques, acrescentou o Comando Conjunto.

Apesar de até o momento o regime comunista de Kim Jong-un não ter sancionado o exercício, algo muito incomum, os analistas não descartam que ele possa colocar em risco os avanços registrados na semana passada no diálogo entre as duas Coreias.

À margem do ensaio anual de duas semanas, o Governo da Coreia do Sul também começou nesta segunda-feira um exercício de emergência de quatro dias no qual foram mobilizados funcionários públicos e administrações de todo o país para se preparar para possíveis situações de risco, como ataques a partir do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos