Explosão em mina de carvão mata 19 na China
-
Zhang Zhong/Xinhua/AP Photo
Sobrevivente recebe os primeiros socorros depois de ter sido resgatado de mina de carvão que explodiu na China, matando ao menos 19
Dezenove pessoas morreram e 28 permanecem presas devido a uma explosão no interior de uma mina de carvão na província de Sichuan, no sudoeste da China, informou nesta quinta-feira (30) a agência oficial de notícias "Xinhua".
De acordo com a fonte estatal, o acidente ocorreu na mina de Xiaojiawan, na cidade de Panzhihua, por volta das 18h locais de quarta-feira (29). Dos 154 trabalhadores que se encontravam no interior da jazida neste momento, 107 puderam ser resgatados.
Os feridos foram transferidos ao hospital local, e os donos da mina estão sob custódia policial, enquanto as investigações sobre a causa da explosão continuam.
A jazida pertence à companhia Zhengjin Industry and Trade Co. Ltd., em Panzhihua, 750 quilômetros ao sudoeste de Chengdu, a capital de Sichuan.
Quase 2.000 mortos em 2011
Segundo a agência de notícias "AP", acidentes em minas de carvão são comuns na China, onde as normas de segurança do trabalho tendem a ser ignoradas. Em 2011, 1.973 pessoas morreram em episódios semelhantes nas minas do país - o que é 19% menos que o número de mortes do ano anterior.
Há uma semana, a Administração Estadual de Segurança do Trabalho disse que planeja fechar mais de 600 minas de carvão de pequeno porte, consideradas mais perigosas que as grandes minas. Caso a medida já estivesse valendo, a mina de Xiaojiawan, local do acidente desta quinta-feira (30), já estaria fechada, pois se enquadra na definição de mina de pequeno porte.