Morales se reúne com líder bielorrusso amigo de Chávez

Moscou, 4 set (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, reuniu-se nesta quarta-feira em Minsk com o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, na segunda escala de sua viagem europeia, que começou ontem na Espanha.

Segundo a agência oficial "Belta", Morales defendeu durante o encontro com Lukashenko o fortalecimento da presença bielorrussa na América Latina por meio do aumento da cooperação econômica entre Bolívia e Belarus.

Por sua parte, Lukashenko, principal aliado da Venezuela no continente europeu e amigo do falecido líder bolivariano Hugo Chávez, propôs que a Bolívia seguisse o exemplo das relações de seu país com Caracas.

"Temos a experiência do desenvolvimento das relações com a Venezuela. Podemos utilizar esse exemplo e fazer o mesmo que estamos fazendo com a Venezuela", afirmou Lukashenko.

"Hoje é o começo de uma nova etapa de cooperação entre Belarus e Bolívia", acrescentou.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1994. Durante sua estadia em Belarus, Morales assinará vários acordos bilaterais, visitará fábricas de automóveis, caminhões e tratores e pronunciará um discurso na Universidade Estatal de Minsk.

Morales visitará ainda a Itália e o Vaticano, onde será recebido pelo papa Francisco.

O presidente da Bolívia iniciou na Espanha sua primeira visita à Europa após o incidente diplomático ocorrido em julho depois que França, Itália e Portugal negaram trânsito aéreo a seu avião diante da suspeita de que o ex-analista da CIA Edward Snowden estava a bordo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos