Ataques israelenses matam 6 palestinos em Gaza
-
Mohammed Abed/AFP Photo
Palestinos carregam corpo de uma das vítimas
de ataque israelende na Faixa de Gaza
Seis palestinos morreram nesta quinta-feira (6) em dois ataques israelenses, um por terra e outro pelo ar, no norte da Faixa de Gaza.
Três deles morreram no começo da manhã pelo disparo de tanques israelenses postados na fronteira com Gaza, declarou à imprensa o porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza, Ashraf al Qedra.
O Exército israelense apontou em comunicado que atacou "um esquadrão terrorista que estava colocando uma bomba perto da cerca de segurança no norte da Faixa de Gaza".
O fato foi registrado poucas horas depois que, de madrugada, outros três palestinos morressem e dois ficassem feridos em um ataque aéreo israelense quando se preparavam para disparar foguetes contra o sul de Israel.
Conforme as informações preliminares, os três mortos eram milicianos do braço armado da Jihad Islâmica, as "Brigadas Al Quds", apesar de a facção não ter anunciado oficialmente que integrassem o grupo.
De acordo com o relato de testemunhas e fontes de segurança do Hamas, grupo islamita que governa Gaza, um avião não-tripulado israelense disparou pelo menos um projétil contra o grupo de milicianos quando se preparavam para lançar um foguete artesanal contra território israelense.
Por sua parte, o Exército israelense informa em comunicado que "aviões da Força Aérea atacaram um esquadrão terrorista na Faixa de Gaza que se preparava para disparar foguetes contra Israel. O impacto foi confirmado".
Nos últimos dias, grupos radicais em Gaza aumentaram seus disparos de foguetes contra municípios do sul de Israel, que na semana passada atacou vários alvos pertencentes ao braço armado do Hamas e outros grupos na Faixa.
Ditos ataques aéreos israelenses não provocaram vítimas mortais e foram a resposta ao lançamento de foguetes desde Gaza.