Obama acusa Romney de "atirar antes de apontar"

Washington, 12 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou nesta quarta-feira o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, de "atirar antes de apontar" por sua resposta aos ataques contra as missões diplomáticas do país no Egito e na Líbia, onde morreram o embaixador Chris Stevens e outros três americanos.

"Romney parece ter uma tendência a atirar primeiro e apontar depois", disse Obama em uma entrevista à rede "CBS".

"Como presidente, uma das coisas que aprendi é que não se pode fazer isso. Já se sabe, é importante garantir que as declarações sejam respaldadas pelos fatos", afirmou Obama.

O presidente respondeu dessa maneira os comentários de Romney, que tachou de "vergonhosa" a atuação do governo americano após os ataques no Egito e Líbia e acusou Obama de "ter demonstrado falta de clareza na condução da política externa".

Romney fez referência a um comunicado da embaixada americana no Cairo, que condenou ontem um vídeo anti-Islã que circula pela internet - em que o profeta Maomé é caricaturado - sendo considerada a principal razão dos ataques.

"É um péssimo caminho para os EUA pedir desculpas por nossos valores. É um erro", afirmou Romney em entrevista coletiva na Flórida.

Imediatamente, a campanha de Obama manifestou a reprovação do uso político do ataque na Líbia por parte do candidato republicano.

"Estamos surpresos que no momento em que os Estados Unidos estão enfrentando a trágica morte de americanos na Líbia, o governador Romney decida lançar um ataque político", nas palavras de Ben LaBolt, porta-voz da campanha democrata.

Questionado hoje se as afirmações de Romney foram irresponsáveis, Obama disse que "o povo americano" é que deve "julgar" isso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos