Rei da Espanha reúne-se hoje com Obama após discursar em Cúpula do Clima

Nova York, 23 set (EFE).- O rei da Espanha se reunirá nesta terça-feira com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante o segundo dia de sua visita a Nova York, após discursar na Cúpula sobre o Clima organizada na sede da ONU.

A reunião vai acontecer à tarde no Hotel Waldorf Astoria, no qual se aloja a delegação americana que participa esta semana na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Felipe VI, que visita Nova York acompanhado pela rainha Letizia por ocasião da Assembleia Geral da ONU, abrirá sua agenda de hoje com um discurso no Cúpula sobre o Clima.

A reunião com Obama seguirá ao almoço oferecido no marco desta cúpula pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e precederá à recepção oferecida pelo presidente dos Estados Unidos aos chefes das delegações presentes à Assembleia da ONU.

O monarca espanhol, cuja reunião com Obama acontece três meses após sua proclamação, será um dos quatro únicos dignatários com os quais se reunirá o presidente dos Estados Unidos durante sua estadia em Nova York e o primeiro deles.

Após seu encontro de hoje com o rei da Espanha, Obama se reunirá amanhã quarta-feira com o primeiro-ministro do Iraque, Haidar al Abadi, e na quinta-feira com o presidente do Egito, Abdelfatah Al Sisi, e o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn.

Amanhã, quarta-feira, dom Felipe discursará pela primeira vez perante a Assembleia Geral da ONU e será o quarto chefe de Estado a tomar a palavra, após a presidente Dilma Rousseff, Obama e o presidente de Uganda, país que preside este ano a assembleia.

Por sua parte, Letizia deve manter entre hoje e amanhã encontros com os responsáveis da FAO, da OMS e do Unicef, organizações das Nações Unidas que colaboram habitualmente com a rainha da Espanha. EFE

rf/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos