Presidente colombiano será operado de câncer na quarta-feira

Bogotá, 2 out (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se internará no começo da manhã de quarta-feira no hospital universitário da Fundação Santa Fé de Bogotá para se submeter imediatamente a uma cirurgia de câncer de próstata, confirmou nesta terça-feira o chefe da equipe médica que realizará o procedimento médico.

O urologista Felipe Gómez informou em entrevista coletiva que a operação do chefe de Estado começará às 7h (9h de Brasília) e durará duas horas.

A cirurgia, em que será retirado um tumor da próstata, será feita sob "anestesia local", o que, ressaltou Gómez, "permite que mantenha a consciência".

"Esperamos que após dois ou três dias ele possa voltar para casa", continuou o urologista, que ontem acompanhou Santos quando em um pronunciamento nacional informou que sofria de câncer.

Santos, de 61 anos, revelou sua doença na segunda-feira à noite na Casa de Nariño, a sede do governo, acompanhado também por sua esposa, María Clemência Rodríguez.

O presidente explicou que Gómez diagnosticou um câncer de próstata que foi confirmado na semana passada por especialistas do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York, aonde foi por sugestão desse mesmo médico para verificar o resultado da biópsia prévia.

"É um tumor pequeno, localizado na glândula prostática e tem um bom prognóstico, ou seja, não é agressivo", explicou Santos, que chegou à presidência em agosto de 2010.

O urologista reiterou hoje que o tumor é de "bom prognóstico" e "de baixo risco".

Os especialistas consideram que o governante pode estar parcialmente recuperado da cirurgia em um prazo de duas a três semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos