Topo

PNUMA pede mais atenção ao meio ambiente em relação à segurança alimentar

16/10/2012 10h11

Nairóbi, 16 out (EFE).- O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) fez um alerta nesta terça-feira, Dia Mundial da Alimentação, sobre a necessidade de dar mais atenção à ecologia e ao meio ambiente para alcançar o objetivo de erradicar a fome no mundo.

Neste aspecto, a PNUMA advertiu que, se a ecologia e a proteção da biodiversidade não forem priorizadas, será cada vez mais difícil alcançar uma segurança alimentar mundial. Segundo números desta agência da ONU, um terço dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados, o que representa 1,3 bilhão de toneladas ao ano.

Um relatório publicado hoje pela organização ressalta que a falta de alimentos sempre esteve relacionada com quatro pontos fixos, a disponibilidade, o acesso, a utilização e a estabilidade, enquanto a base dos recursos e o ecossistema não eram levados em consideração.

"O meio ambiente foi a ideia mais tardia que entrou no debate sobre segurança alimentar", declarou o cientista chefe do PNUMA, Joseph Alcamo.

No relatório, intitulado "Evitar Futuras Crises de Fome: Fortalecer a Base Ecológica da Segurança Alimentar", a PNUMA esmiúça os diversos tipos de abusos ao ecossistema, como a pesca em massa, o uso insustentável da água e as práticas agrícolas que degradam o meio ambiente.

"Esta é a primeira vez que a comunidade científica nos deu uma visão completa de como a base ecológica do sistema alimentício não só é pouco firme, mas como também está sendo enfraquecida", afirmou Alcamo.

Além disso, o documento do PNUMA assinala que o caminho para garantir uma boa base ecológica, capaz de garantir a segurança alimentar mundial, parte em direção à reelaboração dos sistemas agrícolas sustentáveis e a uma mudança nas dietas e no armazenamento dos alimentos.

"O mundo necessita de uma grande revolução meio ambiental: uma que entenda da melhor maneira como os alimentos são cultivados e como são produzidos em termos de contribuição natural", declarou o subsecretário-geral e diretor-executivo do PNUMA, Achim Steiner.

O documento também aponta que enquanto a agricultura fornece 90% das calorias que são ingeridas no mundo, a pesca fornece os outros 10%, mas ambas as indústrias enfrentam várias ameaças, principalmente pelo aumento da população e pela mudança no estilo de vida e nos hábitos alimentares.

O relatório divulgado hoje pelo PNUMA, que foi escrito por 12 cientistas e analistas em meio ambiente, foi elaborado junto a organizações como o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (IFAD), o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).