Homem é detido após tentar atacar prédio do Banco Central dos EUA

Em Nova York

  • Keith Bedford/Reuters

    Um policial do Federal Reserve, o banco central americano, guarda o edifício do órgão em Nova York após o FBI prender um homem de 21 anos, de Bangladesh, com a acusação de planejar a explosão do prédio

    Um policial do Federal Reserve, o banco central americano, guarda o edifício do órgão em Nova York após o FBI prender um homem de 21 anos, de Bangladesh, com a acusação de planejar a explosão do prédio

Um homem foi detido nesta quarta-feira (17) após tentar atacar com uma suposta bomba o edifício do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em Nova York, segundo informaram as autoridades federais dos Estados Unidos.

A detenção aconteceu na manhã de hoje e a segurança dos cidadãos "nunca esteve em perigo", afirmou à Agência Efe um porta-voz do FBI.

O detido estacionou perto do edifício, situado no sul de Manhattan, uma caminhonete carregada com o que acreditava serem explosivos fornecidos por um cúmplice; que na realidade era um agente disfarçado do FBI que lhe forneceu bombas falsas, segundo detalhou um comunicado da Procuradoria Federal do Distrito Leste de Nova York.

Após estacionar a caminhonete, o suspeito se dirigiu a um hotel próximo de onde tentou detonar os explosivos com um telefone celular, momento em que foi detido.

O detido foi identificado como Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis, procedente de Bangladesh e de 21 anos de idade.

Nafis tinha gerado o interesse das autoridades americanas por suas posturas na internet a favor da Jihad e por assegurar que tinha contatos com a rede terrorista Al Qaeda fora dos EUA.

O detido, que viajou para os EUA em janeiro deste ano e se instalou no bairro nova-iorquino de Queens, também tentou conectar-se com simpatizantes da Al Qaeda dentro do território americano, quando acabou topando com o agente disfarçado.

Durante a série de contatos prévios, Nafis propôs vários possíveis alvos de atentados, incluindo um famoso executivo da Bolsa de Nova York. Finalmente se decidiu por atacar a sede que o Federal Reserve tem no distrito financeiro da cidade.

Em declaração escrita que tinha preparada para depois do atentado, Nafis proclamava que queria "destruir Estados Unidos" e que para isso a melhor forma era atacar sua economia. A declaração também fala do "amado Osama bin Laden" como justificativa para a morte de mulheres e crianças no atentado frustrado.

Além disso, Nafis gravou uma declaração em vídeo assumindo a autoria do atentado.

"O acusado veio a este país para cometer um atentado terrorista em solo americano e trabalhou com determinação para realizar seu plano", resumiu a procuradora federal Loretta Lynch no comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos