Explosão de carro-bomba deixa pelo 10 mortos no subúrbio de Damasco

Damasco, 29 out (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta segunda-feira e várias ficaram feridas, entre elas mulheres e crianças, após a explosão de um carro-bomba no subúrbio de Damasco, informou a imprensa síria.

Segundo as fontes, o "ataque terrorista" foi realizado em uma área de maioria drusa, situada a cerca de 5 quilômetros da capital.

A agência de notícias "Sana" ressaltou que "grupos terroristas dos arredores de Damasco seguem violando a trégua de cessar-fogo e, por isso, explodiram um carro-bomba em Yarmana", um ataque que também causou danos materiais em veículos e lojas próximas.

A explosão foi tão forte que pôde ser ouvida a uma grande distância, disseram algumas testemunhas à Agência Efe, as quais também relataram que vários feridos foram levados em ambulâncias.

Yarmana também já foi alvo de outros ataques, o mais grave perpetrado no último dia 28 de agosto, quando um carro-bomba explodiu durante a realização de um funeral de dois supostos partidários do regime e matou 20 pessoas.

O atentado de hoje ocorre no quarto e último dia da trégua temporária proposta pelo mediador internacional da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, por ocasião da Festa Muçulmana do Sacrifício. No entanto, o acordo de cessar-fogo parece não ter sido respeitado por ambos os lados.

Nesta segunda, em Moscou, Brahimi lamentou que sua proposta de cessar-fogo tenha sido ignorada por ambos os lados, que, a princípio, demonstraram vontade de pôr fim à violência.

"Lamento profundamente que esta chamada acabou sendo ignorada, mas isto não minará nossa firmeza. O povo da Síria merece nosso apoio", afirmou Brahimi em entrevista coletiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos