Polícia paraguaia apreende 1,7 tonelada de cocaína na fronteira com o Brasil

Da EFE, em Assunção

As autoridades paraguaias confirmaram nesta segunda-feira que a cocaína apreendida durante uma operação realizada no fim de semana passado no departamento de Canindeyú, na fronteira com o Brasil, totaliza 1,7 tonelada.

Durante a operação, denominada "Águia Negra", que começou na madrugada de sábado, foram detidas 19 pessoas, entre elas nove paraguaios --um deles policial--, cinco brasileiros, quatro bolivianos e um peruano.

As autoridades encontraram, além disso, cinco aviões de pequeno porte, três pistolas 9 milímetros, dois fuzis AK-47 e uma escopeta.

A fazenda onde aconteceu a batida está dotada de uma pista clandestina de aterrissagem e de um laboratório precário para processar a cocaína, segundo detalhou o organismo antidrogas em comunicado.

O titular da Senad, Francisco De Vargas, disse que o valor da droga apreendida se aproxima dos US$ 15 milhões.

"Trata-se de uma operação sem precedentes e marcará um antes e um depois na luta contra as drogas no país. Estamos falando de um estabelecimento de milhares de hectares e o procedimento aconteceu sem disparo algum", destacou Vargas em entrevista a uma rádio local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos