Diplomata saudita é morto a tiros por grupo armado no Iêmen

(Atualiza com o nome do diplomata morto e dá detalhes do ataque).

Sana, 28 nov (EFE).- Um diplomata saudita e seu guarda-costas iemenita foram mortos nesta quarta-feira a tiros por homens desconhecidos em Sana, informaram à Agência Efe fontes ligadas à Embaixada da Arábia Saudita na capital iemenita.

Os assassinos, disfarçados de militares, abriram fogo contra o diplomata quando ele andava em seu carro pela rua Jamsín, na região de Hata, que acolhe as legações de diferentes países.

Por sua vez, fontes policiais iemenitas identificaram o diplomata como Khaled Mbitan al Enazi, responsável pela segurança da Secretaria Militar da Embaixada Saudita em Sana.

As fontes informaram à Efe que o ataque ocorreu logo após que Enazi saiu de casa, e não descartaram a possibilidade de que a organização terrorista Al Qaeda esteja por trás do atentado.

Testemunhas destacaram que o veículo em que estavam as vítimas, uma picape, saiu da estrada por causa dos disparos e tombou.

As testemunhas disseram à Efe que ouviram gritos antes do incidente e que viram como os agressores tentaram sequestrar o diplomata, e ao fracassar, abriram fogo contra ele.

A Al Qaeda intensificou suas operações depois que eclodiu em janeiro de 2011 a revolta contra o regime de Ali Abdullah Saleh, cuja saída definitiva do poder aconteceu no final de fevereiro com a posse do que fora seu vice-presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos