Boêmio com corpo todo tatuado é destaque das eleições tchecas

Em Praga

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • Michal Cizek/AFP

    O compositor Vladimir Franz é um dos candidatos à Presidência da República Tcheca

    O compositor Vladimir Franz é um dos candidatos à Presidência da República Tcheca

Formado em direito, pintor, compositor e com tatuagens por quase todo corpo, Vladimir Franz, sem dúvida, é o candidato mais chamativo das eleições que serão realizadas entre os dias 11 e 12 de janeiro na República Tcheca.

"Durante toda minha vida me pronunciei por meio da arte, como compositor musical e criador, sobre a evolução do mundo, da sociedade, do homem, do homem na natureza", explicou o candidato.

Franz, no entanto, começou a perguntar se "era suficiente para os problemas deste mundo falar só com a arte ou se deveria participar como cidadão". A resposta para essa pergunta foi uma candidatura para a presidência do governo do país.

Embora tenha estudado direito, Franz, de 53 anos, orientou sua vida para a arte para não ter que cooperar com o totalitarismo do então regime comunista.

Longe do aspecto agressivo que seu rosto tatuado pode transmitir, Franz defende "uma sociedade educada, culta e tolerante, que não reivindique só direitos, mas assuma deveres", entre eles o da responsabilidade.

Uma responsabilidade que inclui escolher bons governantes, que trabalhem para o bem público. "Ocorreu uma alienação da política e os cidadãos têm a sensação de que não podem alterar o funcionamento do Estado. Se perderam os ideais básicos, inclusive o sentido da vida", analisou.

Franz, um crítico da UE (União Europeia), cita entre seus livros favoritos O senhor dos anéis e tem como inspiração para suas composições de música erudita textos do Antigo e do Novo Testamento. 

Ampliar

Feira internacional reúne tatuadores no Rio de Janeiro32 fotos

15 / 32
Mulher exibe suas tatuagens durante feira internacional no Rio de Janeiro. O evento reúne cerca de mil tatuadores, artistas plásticos e body piercings, entre esta sexta-feira (4) e o domingo (6) Imagem: André Lobo/UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos