Atentados em Bagdá deixam 17 mortos e 136 feridos

Bagdá, 16 jan (EFE).- Pelo menos 17 pessoas morreram e 136 ficaram feridas nesta quarta-feira em vários atentados produzidos ao norte de Bagdá e também na própria capital do Iraque, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O ataque mais sangrento ocorreu em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte da capital, onde um terrorista suicida explodiu o seu veículo no centro da cidade, nas cercanias de um edifício da União Patriótica do Curdistão (UPK), legenda do presidente do país, Jalal Talabani.

Nesse atentado, 12 pessoas morreram e 105 ficaram feridas, segundo as fontes.

Em Tuz, 220 quilômetros ao norte da capital, pelo menos duas pessoas faleceram e 28 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba estacionado nas proximidades de uma sede do UPK e da força de segurança curda chamada "peshmerga".

Além disso, três policiais morreram e o carro no qual viajavam foi incendiado em um ataque promovido por homens armados na zona de Al Shaab, ao nordeste de Bagdá.

No centro da capital, três pessoas ficaram feridas pela explosão de uma bomba nas imediações do Teatro Nacional.

Esses novos ataques acontecem em um momento de tensão entre o Governo de Bagdá e as autoridades do Curdistão iraquiano devido à disputa de várias regiões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos