Netanyahu vence eleições em Israel, segundo pesquisas de boca-de-urna

Jerusalém, 22 jan (EFE).- A candidatura liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu venceu as eleições gerais realizadas nesta terça-feira em Israel ao conquistar 31 deputados, segundo as pesquisas divulgadas após o encerramento da votação.

O partido da ex-jornalista Yair Lapid foi a grande surpresa ao se transformar na segunda força do Parlamento israelense, com entre 18 e 19 cadeiras, de acordo com as enquetes realizadas por três canais de televisão do país.

O bloco formado pelos partidos de direita, nacionalistas e ultra-ortodoxos conseguiu entre 61 e 64 cadeiras, enquanto o formado pelas formações de centro e esquerda, mais as de minoria árabe, ficaria com entre 56 e 59 deputados.

Esta situação poderia dificultar a formação de um governo e abrir inclusive uma ligeira possibilidade de que Netanyahu não possa compor um Executivo, que neste caso poderia até mesmo ser pactuado entre a centro-esquerda e os partidos ultra-ortodoxos, embora esta opção seja bastante improvável.

A tradição política israelense estabelece que o partido mais votado receba a incumbência do presidente do país de tentar formar um governo.

O Partido Trabalhista passaria a ser a terceira força, com 17 cadeiras, enquanto o Habait Hayehudi, partido que poderia ser a grande surpresa das eleições, ficaria com apenas 12 assentos na nova Knesset.

O partido ultra-ortodoxo sefardita Shas teria entre 12 e 13 cadeiras, o recém criado Hatnúa, da ex-chefe da oposição Tzipi Livi, ficaria com sete deputados, e o partido pacifista de esquerda Meretz, com outros sete.

Todas as enquetes indicam seis deputados para a formação ultra-ortodoxa asquenaze Judaísmo Unido da Torá, assim como entre oito e nove para o conjunto dos três partidos árabes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos