Morales tem "vontade" de ver Chávez, mas sem prejudicar sua recuperação

Caracas, 19 fev (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta terça-feira em Caracas que tem "muita vontade" de ver o governante da Venezuela, Hugo Chávez, mas sem prejudicar sua recuperação.

Morales, no entanto, não confirmou se realmente se encontrará com Chávez durante sua estadia na Venezuela. O líder boliviano chegou hoje em Caracas em uma escala antes de seguir para Nova York e já se reuniu com o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e o presidente do Parlamento, Diosdado Cabello.

"Tenho muitas vontade de vê-lo, mas não queremos prejudicar sua recuperação. O povo boliviano está alegre, contente e feliz pelo retorno de Chávez à Venezuela", declarou Morales à emissora estatal "Telesur".

A televisão venezuelana divulgou imagens do encontro de Morales com Maduro e Cabello, que contou também com governadores chavistas. Morales conversou com quem chamou de "o Estado-Maior da Revolução Bolivariana" e transmitiu confiança e força para os líderes venezuelanos. O presidente disse ainda que a Bolívia acompanha a situação.

O presidente boliviano afirmou que a notícia do retorno de Chávez foi bem recebida em seu país, principalmente nos movimentos sociais. O governante venezuelano estava há mais de dois meses em Cuba se recuperando de uma cirurgia de um câncer que realizou em Havana.

Fontes oficiais consultadas pela Agência Efe não informaram a agenda de Morales nem a hora de sua saída do país. O presidente venezuelano, de 58 anos e no poder desde 1999, chegou na segunda-feira de surpresa em Caracas para continuar no Hospital Militar o tratamento contra um câncer diagnosticado em junho de 2011.

Hugo Chávez, que foi operado em 11 de dezembro pela quarta vez da doença, teve que superar um longo pós-operatório no qual ocorreram uma hemorragia e uma infecção pulmonar que causou uma insuficiência respiratória.

Desde que retornou para a Venezuela, o governo do país não divulgou nenhuma novidade sobre o estado de saúde de Hugo Chávez. EFE

arv/dk

(fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos