Kenyatta lidera corrida presidencial na nova apuração no Quênia

Nairóbi, 7 mar (EFE).- O vice-primeiro-ministro do Quênia, Uhuru Kenyatta, lidera nesta quinta-feira, com 53% dos votos, os novos resultados das eleições presidenciais do país, depois que a apuração foi reiniciada por problemas técnicos no sistema eletrônico.

Já o atual primeiro-ministro, Raila Odinga, outro dos favoritos, conta com 41,29% dos sufrágios após a apuração de 108 dos 291 distritos eleitorais.

Atualmente acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), Kenyatta soma mais de 2.475.000 votos, enquanto Odinga tem cerca de 1.930.000.

A apuração foi reiniciada ontem, após a paralisação da transmissão de dados das eleições presidenciais.

Em entrevista coletiva em Nairóbi, o presidente da Comissão Eleitoral Independente do Quênia (IEBC, na sigla em inglês), Isaack Hassan, indicou que para suprir os erros do sistema eletrônico a apuração aconteceria de forma manual.

"Os resultados definitivos deveriam estar (prontos) na sexta-feira", assegurou Hassan, para em seguida precisar que a lei concede uma semana para o anúncio, ou seja, até a próxima segunda-feira.

Mais de 14 milhões de quenianos foram convocados na última segunda-feira para participar do tenso pleito geral, o primeiro no país depois da onda de violência pós-eleitoral que ocorreu no final de 2007 e deixou cerca de 1.300 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos