Rússia e África do Sul serão as primeiras viagens de Xi como líder chinês

Pequim, 9 mar (EFE).- Rússia e África do Sul serão os primeiros países visitados pelo novo presidente da China, Xi Jinping, anunciou neste sábado o ministro das Relações Exteriores, Yang Jiechi.

Em sua viagem à Rússia, Xi terá a "oportunidade de dar ímpeto às relações estratégicas" da China com Moscou, destacou o ministro em entrevista coletiva.

"China e Rússia se enxergam como uma oportunidade significativa de desenvolvimento e cooperação estratégica", ressaltou Yang.

Na África do Sul, Xi participará do quinto encontro dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontecerá no final de março, acrescentou.

Além disso, Xi aproveitará a passagem pelo continente africano para visitar a Tanzânia e a República do Congo.

O ministro em fim de gestão aproveitou para pedir a "todas as partes" que deixem que os países africanos "escolham por eles mesmos os seus parceiros".

"Esperamos que a cooperação entre China e África seja vista de uma forma objetiva", enfatizou Yang.

O ministro, que em breve deixará o cargo após seis anos, quer que haja "mais intercâmbios e menos suspeitas" sobre a cooperação entre a China e as nações africanas, para ajudar a promover "a paz, a estabilidade e o desenvolvimento" desse continente.

Recentemente, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, advertiu as companhias ocidentais de que, se não mudarem seu "velho enfoque colonial" com relação à África, se arriscarão a perder "até mais" na competição com a China e outras potências emergentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos