Elizabeth II reaparece em público para assinar tratado da Commonwealth

Londres, 11 mar (EFE).- Após ter sido internada durante 24 horas no último dia 3 por causa de uma gastroenterite, a rainha Elizabeth II da Inglaterra reapareceu em público nesta segunda-feira em Londres durante a assinatura de um tratado da Commonwealth pela igualdade de direitos.

A monarca, que completará 87 anos em abril, tinha previsto retomar sua agenda pública hoje com uma cerimônia religiosa pelo Dia da Commonwealth, mas, de última hora, ela cancelou sua participação para dar continuidade a sua "recuperação".

Pela tarde, no entanto, a rainha marcou presença em uma recepção na Marlborough House, situado a poucos metros do Palácio de Buckingham, para rubricar um acordo pelo qual os 54 países da Commonwealth se comprometem a lutar contra qualquer forma de discriminação.

Ao se dirigir aos presentes, a rainha assinalou que "a ambição e a curiosidade" é aquilo que "constitui o núcleo" da Commonwealth.

"Nossos valores compartilhados de paz, democracia, desenvolvimento, justiça e direitos humanos significam que pomos especial ênfase em incluir todo o mundo em nossos objetivos, especialmente aqueles que são mais vulneráveis", afirmou a monarca.

O tratado, que se estende por cinco páginas, aborda temas como a liberdade de expressão, a separação de poderes, o desenvolvimento sustentável, a segurança, o acesso à saúde e a educação.

O documento das nações da Commonwealth, que reúne quase 30% da população mundial, estabelece por escrito alguns direitos que até então não eram reconhecidos em alguns desses países.

A assinatura do acordo internacional também serviu para que Elizabeth II voltasse a aparecer em público após ter passado um dia no hospital King Edward VII, onde tratou uma infecção gastrointestinal, e uma semana de repouso.

Em um dia que amanhecer nevando e com temperaturas próximas a zero grau, a soberana decidiu adiar o retorno de sua agenda até a última hora desta tarde.

Um porta-voz real afirmou que Elizabeth II "continua se recuperando", embora tenha ressaltado que a saúde da soberana não gera preocupação, já que a soberana deve retomar suas atividades ainda nesta semana.

Apesar de o porta-voz ter admitido que a rainha poderá cancelar sua participação em outros atos nos próximos dias, o Palácio de Buckingham ressaltou que Elizabeth II apresente uma "boa saúde" e que sua internação está ligada a uma "medida de precaução".

A rainha, que não apresentou nenhum problema de saúde mais sério durante os 61 anos em que se encontra no trono da Inglaterra, não era internada em um hospital há uma década.

O surto de gastroenterite obrigou a rainha cancelar, entre outros compromissos, uma viagem oficial a Roma.

Nesta semana - na quarta e quinta-feira, respectivamente -, a agenda da soberana inclui uma visita a Tech City, um centro tecnológico no leste de Londres, e uma missa na Guards Chapel, próximo ao parque real de St. James.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos