FBI investiga possível envolvimento de Tamerlan Tsarneaev com crime em 2011

Washington, 22 abr (EFE).- As autoridades americanas estão investigando se Tarmelan Tsarneaev, um dos dois suspeitos de perpetrar os atentados durante a maratona de Boston, tem alguma conexão com um triplo assassinato ocorrido em 2011, segundo indicou nesta segunda-feira uma fonte judicial.

"Estamos estudando uma possível conexão entre o suspeito da atrocidade da maratona e um caso de homicídio ativo e aberto em Waltham", explicou Sthépanie Guyotte, porta-voz do promotor do distrito do condado de Middlesex, à rede "ABC".

Em um apartamento de Waltham foram achados mortos em 2011 três homens, quase decapitados e cobertos de maconha.

Um dos mortos nesse crime que ainda não foi resolvido teria sido companheiro de quarto de Tamerlan, de acordo com a "ABC".

O proprietário de uma academia onde Tamerlan costumava de exercitar contou há pouco dias ao jornal "The Boston Globe" que o jovem o apresentou a Brendan Mess e o descreveu como seu melhor amigo.

O corpo de Mess foi um dos três encontrados no apartamento de Waltham em 2011.

O FBI entrevistou Tamerlan, de 26 anos, em 2011. Ele é suspeito, ao lado de seu irmão Dzhokhar, de 19 anos, de ser o responsável pelo atentado em Boston. Tamerlan morreu na sexta-feira, após trocar tiros com as autoridades.

O pedido ao FBI para entrevistá-lo partiu da Rússia e se baseou em informações de que "Tamerlan era um seguidor do islamismo radical e um forte crente", segundo o FBI.

Durante a entrevista, o FBI não encontrou nada que pudesse incriminar o jovem.

Perante as críticas de vários republicanos sobre a atuação do FBI neste caso, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, defendeu o trabalho da agência e lembrou que Tamerlan "não havia praticado nenhuma atividade terrorista, nem dentro e nem fora do país".

Registros de voos obtidos pela imprensa indicam que Tamerlan esteve fora dos EUA durante seis meses em 2012 e saiu do país em um voo com destino a Moscou.

Enquanto isso, a viúva de Tamerlan, Katherine Russel, está "muito angustiada" por tudo o que aconteceu e "não sabia nada" do suposto envolvimento de seu marido nos atentados, segundo contou nesta segunda-feira à rede "CNN" seu advogado, Amato deLuca.

O FBI quer entrevistar Katherine, de 24 anos e que tem uma filha de 3 anos fruto de sua relação com Tamerlan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos