Veteranos das Malvinas desfilam pelas ruas Buenos Aires

Buenos Aires, 20 jun (EFE).- Ex-combatentes argentinos da guerra contra o Reino Unido pelas ilhas Malvinas desfilaram nesta quinta-feira em Buenos Aires para lembrar os 31 anos do retorno a casa após o fim do conflito bélico pela soberania do arquipélago.

O desfile percorreu algumas das principais ruas do centro da capital argentina, sem a presença de autoridades políticas ou militares.

A parada coincide com o 31º aniversário do retorno ao continente da maior parte dos soldados argentinos que combateram nas Malvinas.

"Esperamos 31 anos que o Estado fizesse alguma homenagem aos caídos e um reconhecimento aos que combatemos para poder receber o abraço do povo. Como nunca houve nada, agora fazemos nós mesmos", disse o veterano Esteban Tríes ao jornal "La Nación".

Argentina e Reino Unido mantêm desde 1833 um enfrentamento pelas ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos), que, em 1982, provocou uma guerra no arquipélago, que concluiu com a rendição argentina. No conflito morreram 255 militares britânicos e pelo menos 650 argentinos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos