Quersoneso, Golestan e Kaesong são reconhecidos como patrimônio mundial
Bangcoc, 23 jun (EFE).- A cidade antiga de Quersoneso, o Palácio do Golestan e os monumentos históricos de Kaesong foram inscritos neste domingo na lista do patrimônio mundial e da humanidade por decisão da Unesco em reunião realizada no Camboja.
O Comitê do Patrimônio Mundial estendeu seu amparo aos restos do assentamento de Quersoneso que os gregos do século V antes de Cristo fizeram na Táurica, como eram conhecidos então a Criméia e seus territórios adjacentes, atualmente parte da Ucrânia.
Já o Palácio do Golestan, no Irã, é uma "obra-prima" da era Qajar, segundo o comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Com esta decisão, o Irã eleva a 16 o número de suas propriedades dentro da lista do patrimônio da humanidade.
Por sua vez, os monumentos históricos e a paragem de Kaesong, na Coreia do Norte, foram classificados como "testemunhas da história e da cultura da dinastia Koryo do século X ao XIV".
O Comitê do Patrimônio Mundial começou sua 37ª reunião no último dia 16 em Phnom Penh para supervisionar o estado dos monumentos e locais inscritos na lista e para examinar 32 candidaturas.
A reunião se encerrará no próximo dia 27 em Siem Reap, no norte do Camboja, no marco dos templos de Angkor, joia arquitetônica do império khmer.