Protestos em Taiwan encurtam visita de ministro chinês

Em Washington

Taipé, 28 jun (EFE).- A programação do último dia da visita a Taiwan do ministro do Escritório de Assuntos de Taiwan no Conselho de Estado da China, Zhang Zhijun, o funcionário de maior categoria a visitar a ilha em 65 anos, foi encurtada neste sábado devido ao temor de novos protestos.

Dois eventos previstos para hoje foram cancelados, anunciou em seu site o Conselho de Assuntos da China Continental (CACC), o órgão taiwanês encarregado das relações com o gigante asiático, depois que a comitiva de Zhang se deparou com um protesto ontem à noite.

Quando estava a caminho de seu segundo encontro em Taiwan com o ministro do CACC, Wang Yu-chi, um grupo de manifestantes jogaram tinta contra a comitiva de Zhang, cobrindo o para-brisa de alguns dos veículos e sujando o pessoal de segurança.

O ministro chinês, no entanto, ainda vai fazer uma visita a uma escola para deficientes, manterá um encontro com o prefeito de Taichung, Jason Hu, e passará em um templo antes de partir para a China.

Zhang e Wang selaram acordos sobre a troca de escritórios representativos em ambos os territórios. Além disso, o emissário chinês se reuniu com uma dirigente do Partido Democrata Progressista (PDP), Chen Chu, que defende a independência da ilha, e manteve encontros com estudantes e empresários das regiões central e sul de Taiwan.

A visita é considera como um passo adiante na institucionalização dos laços entre China e Taiwan, já que, até agora, os dois países não tinham mantido encontros entre funcionários do alto escalão, apenas entre duas fundações com poderes delegados pelos governos.

China e Taiwan mantêm uma disputa sobre a soberania da ilha desde o fim da guerra civil chinesa em 1949, data em que o governo nacionalista derrotado se refugiou em Taiwan, mas os dois vêm mantendo negociações e assinaram vários acordos econômicos desde 2008.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos