Polícia turca retira manifestantes da praça Taksim com jatos de água

Istambul, 8 jul (EFE).- A polícia turca desalojou nesta segunda-feira com canhões de água e gás lacrimogêneo manifestantes concentrados na praça Taksim. em Istambul, pouco após abrir e fechar três horas depois o parque Gezi, epicentro dos protestos que sacudiram a Turquia no mês de junho.

Por volta das 13h (de Brasília), as forças de segurança desalojaram a praça, empurrando os presentes para a rua Istiklal, importante centro comercial da cidade, onde ocorreram os primeiros enfrentamentos.

A polícia utilizou dois blindados da polícia para lançar jatos de água. Além disso, foram disparados grandes quantidades de bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Segundo constatou a Agência Efe, a tensão era grande no local e um forte aparato policial ocupava todos os pontos estratégicos do bairro e impedia o acesso à praça Taksim, com um duplo cordão de isolamento.

A intervenção policial aconteceu apenas três horas depois do governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu, declarar aberto ao público o parque Gezi, isolado pela polícia durante as últimas três semanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos