EUA e Europa desprezam felicidade e por isso zombam da Venezuela, diz Maduro


Caracas, 29 out (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos e Europa abandonaram e desprezam o conceito de felicidade e por isso as agências de notícias zombariam do recém criado Vice-ministério da Suprema Felicidade do Povo.

"A burguesia, sobretudo as agências de notícias europeias e norte-americanas, começaram a zombar do vice-ministério para a Suprema Felicidade Social. Por que na Europa e nos Estados Unidos as agências de notícias debocham? Porque há muito tempo eles desprezam e abandonaram o conceito de felicidade social", disse.

O governante respondeu às supostas críticas e zombarias ao organismo criado na quinta-feira durante um ato com os partidos políticos que o apoiam de olho nas eleições municipais do próximo dia 8 de dezembro, e que foi transmitido pelo estatal "VTV" e por emissoras de rádio públicas.

Maduro ainda afirmou que na Europa e nos Estados Unidos só manejam os conceitos de "máximo ganho" e "máxima rentabilidade" que qualificou de "antihumanos".

O vice-ministério, lembrou o presidente, foi criado com a ideia de coordenar as diferentes missões sociais do governo e reiterou que se trata de "uma resposta da revolução" para aprofundar estes programas.

Na semana passada, ao anunciar o novo organismo, disse que o nome do vice-ministério era uma homenagem ao falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013) e a Simón Bolívar.

A nova pasta está a cargo do ex-constituinte Rafael Ríos, a quem Maduro desejou "todo o sucesso" após defender as missões, uma fórmula de projetos do governo que funcionam de forma autônoma e independente da estrutura ministerial e que foram criadas por Chávez para satisfazer as necessidades básicas da população.

Há missões para atendimento médico, alfabetização, produção no campo, construção de casas, ajuda a mulheres solteiras, a idosos sem aposentadoria e outros setores sociais vulneráveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos