Topo

Neta de Mandela: "Sua verdadeira missão sempre foi ajudar os desfavorecidos"

De Qunu (África do Sul)

15/12/2013 06h13

Nandi Mandela, uma das netas de Nelson Mandela, assegurou neste domingo (15) que seu avô foi um "verdadeiro líder" que soube "dar o exemplo" e que sua verdadeira missão sempre foi a de "ajudar os mais desfavorecidos".

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais


Nandi pronunciou estas palavras durante o funeral de Estado realizado na aldeia de Qunu, no sudeste da África do Sul, onde o ex-presidente cresceu e onde será enterrado.

"A melhor lição que nos deixou foi: fazer o bem, e também que dentro de cada um de nós está a capacidade de fazer o que queremos na vida", disse a neta de Mandela.

"Sentiremos saudades de sua voz severa, de quando estava aborrecido, seu riso, porque tinha um grande senso do humor, e de suas histórias; era um grande contador de histórias", lembrou.

"Mandela realizava a humanidade de todos, e quando se retirou da política, fez com que muitas crianças tivessem um feliz Natal em Qunu, conseguindo que recebessem presentes", prosseguiu Nandi.

"Ele também se tornou o maior estadista de todos os tempos, e em 1993 quando a África do Sul esteve a ponto de cair em uma guerra civil, ele consegiu manter a calma, e o povo lhe escutou porque o respeitava", acrescentou a neta de Mandela.

O funeral acontece no interior de uma grande tenda instalada no sítio de Mandela para cerca de 5.000 pessoas, entre elas a família do ex-presidente e líderes de diferentes países.