Duas pessoas morrem após tiroteio em catedral da ilha russa de Sakhalin

(Acrescenta novos dados sobre o tiroteio e a reação da Igreja).

Moscou, 9 fev (EFE).- Um homem armado matou neste domingo duas pessoas e feriu outras seis na catedral de Yuzhno-Sakhalinsk, capital da ilha pacífica de Sakhalin, segundo informou a diocese local da Igreja Ortodoxa Russa (IOR).

Os mortos são uma freira que trabalhava na Catedral da Ressurreição de Cristo e um dos fiéis, acrescentou a fonte citada pelas agências locais. Os feridos, que em sua maioria receberam disparos nas pernas, foram hospitalizados e nenhum deles corre risco de morte.

O assassino, que trabalhava como guarda de segurança para uma empresa local, foi detido pela Polícia sem oferecer resistência.

"Ele abriu fogo diretamente contra os fiéis. Nesse momento havia muitas pessoas no templo, já que acontecia a liturgia", disse a IOR em comunicado.

O tiroteio aconteceu no principal templo ortodoxo de Yuzhno-Sajalinsk, onde vivem pouco mais de 180 mil pessoas. As autoridades locais abriram inquérito por assassinato de duas ou mais pessoas e realizarão um exame psiquiátrico no criminoso.

O patriarca da IOR, Kirill, rezou hoje pelas vítimas do tiroteio durante uma missa oficiada em uma das catedrais do Kremlin. "Morreram como heróis, como soldados na primeira linha da frente. Tentaram evitar que esse homem pisoteasse nossos santos. Rezaremos por eles", enalteceu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos