Ataque contra tribunal mata pelo menos 11 pessoas no Paquistão

Em Islamabad

  • Faisal Mahmood/Reuters

    Pessoas socorrem homem ferido em atentado à bomba ao tribunal distrital de Islamabad, no Paquistão

    Pessoas socorrem homem ferido em atentado à bomba ao tribunal distrital de Islamabad, no Paquistão

Pelo menos 11 pessoas morreram nesta segunda-feira em um ataque suicida de um grupo de "terroristas" contra um tribunal em Islamabad, a capital do Paquistão, que resultou em uma intensa troca de tiros, informaram fontes hospitalares e policiais.

Um agente da delegacia mais próxima ao local do incidente especificou para a Agência Efe que o atentado, ocorrido por volta das 9h30 locais (1h30 de Brasília), deixou 25 feridos e que entre os mortos estão um juiz e três advogados.

Uma fonte da chefia de polícia declarou à Efe que pelo menos dois dos cinco ou seis terroristas detonaram explosivos que carregavam em seus corpos, enquanto os demais não foram detidos nem se encontram entre os mortos.

Porta-vozes do centro hospitalar para o qual foram transferidos os corpos, o Instituto Paquistanês de Ciências Médicas (PIMS, sigla em inglês), relataram às emissoras locais que receberam 11 corpos no total.

Os responsáveis pelo ataque conseguiram burlar o forte esquema de segurança do tribunal, abriram fogo de forma indiscriminada e lançaram várias granadas de mão. Os agentes de segurança demoraram cerca de meia hora para controlar a situação.

O ataque aconteceu nas imediações do tribunal do distrito de Islamabad, situado na zona comercial da área F8 da capital, onde vivem vários estrangeiros e onde estão sediadas várias empresas e organizações locais e estrangeiras.

Um alto comando policial reconheceu para a Efe que as autoridades não têm indícios claros da motivação do ataque, nem que grupo foi responsável pelo mesmo. Segundo testemunhas citadas pela imprensa local, os terroristas aparentavam ser pashtuns procedentes das regiões tribais.

O incidente de hoje em Islamabad acontece um dia depois do anúncio do governo paquistanês de suspender os ataques aéreos contra os refúgios dos talibãs em resposta a uma trégua de um mês anunciada no sábado pelo TTP, o principal grupo da insurgência islâmica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos