Começa hoje em Pamplona nove dias de festa, touro e multidões

Em Pamplona

Pamplona começou neste domingo a tradição celebração de São Firmino, conhecida mundialmente pelas touradas que percorrerão as ruas da cidade até dia 14.

Ao meio-dia, da sacada da prefeitura de Pamplona, no norte do país, o principal responsável da Cruz Vermelha na cidade lançou o rojão que marca o início dos oito dias de festas.

A homenagem à Cruz Vermelha é pela organização completar este ano um século e meio de atividade na Espanha.

Milhares de pessoas abarrotaram a esplanada da prefeitura e as ruas e praças vizinhas para esperar o meio-dia para colocar o lenço vermelho no pescoçoque, junto da faixa da mesma cor e calças brancas, a roupa típica para a Festa de São Firmino.

Após vários dias de fortes chuvas na região, que inclusive obrigaram a retirar pessoas da região de Navarra, cuja capital é Pamplona, a água parou de cair 15 minutos antes do começo oficial das festas.

Muita gente não estava nem prestando atenção à chuva, e jogavam vinho para o alto e as camisetas brancas já estavam muitas vezes de um tom rosado.

A Festa de São Firmino deste ano terá 443 eventos, programados pela prefeitura de Pamplona, que investe perto de um milhão de euro nos festejos.

São shows, apresentações de dança, jogos para crianças, fogos de artifício, procissões religiosas e desfiles de figuras tradicionais, como os gigantes e os cabeçudos.

Mas tudo na festa gira em torno do touro e, especialmente, ao fim do dia, durante os oito dias de festa, às oito da noite são soltos os touros de currais montados na prefeitura até a praça de touro, um percurso de pouco mais de oitocentos metros.

A segurança é feita por 3.350 agentes.

Este ano haverá especial vigilância contra os abusos sexuais durante o disparo de morteiro com fogos de artifício, já que em anos anteriores houve casos de abusos contra as mulheres, e alguns chegaram às primeiras páginas dos periódicos e que, segundo o prefeito de Pamplona, Enrique Maya, criaram "uma imagem negativa da cidade".

Mais de dois mil profissionais, entre jornalistas, técnicos e fotógrafos trabalharão na cobertura de uma das festas mais tradicionais da Espanha.

A celebração de São Firmino começou em 1590 misturavam a festa e a religião. Suas origens remontam ao século XII, quando a Pamplona medieval realizava feiras comerciais no início do verão, no dia de São João.

A homenagem a São Fermín, primeiro bispo de Pamplona, decapitado em Amiens (França), desde o século XIV contavam com touradas.

Pamplona não será a única cidade que celebre São Firmino. Barcelona, Madri, Vitoria, Logroño, Zaragoza, Bilbao, Burgos, Sevilha, Valladolid e Santander também comemorarão a data, e também haverá comemorações em Paris, Rosário, Mendoza e Bolívar, todos eles na Argentina. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos