Topo

Fluxo de curdos sírios em direção à Turquia perde força

24/09/2014 06h41

Suruç (Turquia), 24 set (EFE).- O ritmo de chegada à Turquia de curdos sírios que fogem das tropas do grupo Estado Islâmico (EI) diminuiu nesta quarta-feira, segundo constatou a Agência Efe, enquanto as milícias curdas seguem resistindo na cidade de Kobani, rodeada pelos islamitas.

Orhan Sansal, prefeito da cidade turca de Suruç, aonde chegaram milhares de sírios, declarou ao jornal "Hürriyet" que os jihadistas chegaram a cerca de dois quilômetros de Kobani, um dos principais enclaves curdos na Síria.

Sansal indicou que as forças de Estado Islâmico têm praticamente rodeada a cidade e que só permanece aberto um corredor para o norte, pelo qual espera-se que escapem mais curdos rumo à Turquia perante o risco iminente que a cidade seja conquistada.

Enquanto isso, grupos de curdos, tanto sírios como turcos, seguem tentando atravessar a fronteira para a Síria para unir-se à resistência de Kobani.

Cerca de 100 povos de maioria curda caíram nos últimos dias sob o jugo do EI e as bandeiras negras deste grupo islamita radical podem ser vistas em aldeias situadas a poucos centenas de metros da fronteira com a Turquia.