Topo

Jihadistas perdem o controle de duas áreas no centro e no norte do Iraque

25/10/2014 13h40

Bagdá, 25 out (EFE).- Os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) perderam neste sábado o controle de parte da área de Zemar (norte), tomada pelas forças curdas, e a de Yarf al Sajr (centro), agora em poder das forças governamentais iraquianas.

Uma fonte de segurança curda explicou à Agência Efe que os "peshmergas" conseguiram recuperar hoje o controle de cinco povoados da zona de Zemar, ao noroeste de Mossul, capital da província de Ninawa.

Um porta-voz das forças curdas, Helgurd Hikmet, confirmou em declarações a jornalistas que as forças curdas tomaram estas aldeias após duros combates com os combatentes do EI.

Hikmet acrescentou que as forças curdas seguirão lutando até recuperar as aldeias próximas ainda dominadas pelos radicais.

Além disso, os aviões da coalizão internacional bombardearam distintas posições do EI na zona, o que causou a morte de alguns jihadistas e a destruição de vários de seus veículos.

Por sua parte, uma fonte de segurança da cidade de Hilla, capital da província de Babel, ao sul de Bagdá, assinalou que as forças iraquianas de segurança e mais de quatro mil milicianos xiitas levantaram a bandeira do Iraque na área de Yarf al Sajr, 60 quilômetros ao norte de Hilla.

Esta operação deixou mortos e feridos entre os combatentes do EI, assim como o confisco de grandes quantidades de armas e equipamentos que tinham sido usados em seus enfrentamentos contra as forças de segurança iraquianas.

Os especialistas em explosivos conseguiram desativar mais de 100 artefatos em Yarf al Sajr, acrescentou a mesma fonte, que assinalou que ainda seguem penteando a área.