Topo

Novas pesquisas mostram Dilma na frente de Aécio a um dia das eleições

25/10/2014 19h27

São Paulo, 25 out (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, está entre seis e quatro pontos percentuais à frente de seu rival do PSDB, Aécio Neves, segundo duas pesquisas divulgadas um dia antes do segundo turno deste domingo.

No entanto, as enquetes divulgadas neste sábado por Datafolha e Ibope mostram em ambos casos uma redução das intenções de voto da presidente e um avanço de Aécio em relação às pesquisas divulgadas na quinta-feira.

A pesquisa do Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", mostrou que a vantagem da petista caiu um ponto em relação à última pesquisa do mesmo instituto, feita na quinta-feira, enquanto o tucano ganhou um ponto percentual.

Segundo o Datafolha, que entrevistou 19.318 pessoas entre ontem e hoje, se as eleições fossem hoje Dilma seria reeleita com 52% dos votos válidos, quatro a mais que Aécio (48%), o que mostra um "empate técnico" entre os candidatos, considerando que a pesquisa tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Se forem levados em conta os votos brancos e nulos (5%) e os eleitores ainda indecisos (5%), a vitória de Dilma seria por 47%, contra 43% de Aécio.

A diferença entre os candidatos é maior segundo o Ibope, que entrevistou 3.010 eleitores entre ontem e hoje por encomenda da Rede Globo e do jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo a pesquisa, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a distância entre ambos é de seis pontos percentuais, o que aponta para uma vitória da atual presidente nas eleições do domingo.

De acordo com Ibope, Dilma receberia 53% dos votos válidos contra 47% de Aécio, enquanto na pesquisa anterior, divulgada na quinta, a governante contava com 54% das intenções de votos válidos, contra 46% do tucano.

Levando em conta os votos totais, a presidente ganharia com 49%, enquanto o candidato do PSDB obteria 43%.

As enquetes divulgadas por Datafolha e Ibope diferem de outra publicada hoje pela empresa MDA, por encomenda da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que mostrou Aécio na frente de Dilma.

Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a MDA atribuiu ao tucano 50,3% dos votos válidos, contra 49,7% da petista, o que significa um empate técnico entre ambos.

No primeiro turno das eleições, no último dia 5 de outubro, Dilma foi a mais votada, com 41,59% dos votos, contra 33,55% de Aécio.