Topo

Parlamento de Cuba aprova por unanimidade normalizar relações com os EUA

19/12/2014 20h20

Havana, 19 dez (EFE).- A Assembleia Nacional de Cuba (Parlamento unicameral) aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma declaração de apoio às decisões adotadas pelo presidente, Raúl Castro, para iniciar a normalização de relações com os Estados Unidos, informou a imprensa local.

O documento foi aprovado no segundo e último plenário que realiza a partir de hoje o Parlamento cubano, para analisar o comportamento da economia durante 2014 e as previsões para 2015, uma sessão da qual participa o presidente, Raúl Castro.

O plenário acontece em "circunstâncias históricas excepcionais", segundo destacou o presidente da Assembleia, Esteban Lazo, em referência ao anúncio do restabelecimento de relações diplomáticas com os EUA, com quem Cuba não conversa há mais de 50 anos.

Os deputados cubanos também expressaram a "solidariedade mundial" com o retorno à ilha dos três agentes cubanos do grupo "Los Cinco" libertados pelos EUA, e que já estão em Cuba, como primeiros passos para o restabelecimento dos laços bilaterais.

O plenário da Assembleia foi precedido dias atrás das reuniões das dez comissões de trabalho da Assembleia, que nos últimos três dias abordaram diversos temas sociais, políticos e econômicos.

A notícia do restabelecimento de relações com os EUA e o retorno à ilha de todos os "heróis", como se conhece em Cuba os cinco agentes cubanos presos nos EUA desde 1998 e condenados a longas penas por espionagem em 2001, marcou de fato as reuniões dos deputados.

Está previsto que o presidente Raúl Castro faça um discurso na Assembleia, apesar de não se ter informado sobre se será hoje ou neste sábado.

A imprensa estrangeira não tem acesso às sessões do Parlamento cubano.