Topo

Tsipras forma equipe de governo com apenas 10 ministros

27/01/2015 11h55

Atenas, 26 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, nomeou seu novo gabinete, que tomará posse na tarde desta terça-feira no palácio presidencial, com apenas dez ministros, oito a menos do que na gestão anterior.

Um dos postos chaves será desempenhado pelo deputado e economista Yanis Dragasakis, que assume a vice-presidência econômica do governo e será encarregado de negociar com a troika de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

Dragasaki supervisionará ainda os trabalhos de todos os ministérios de viés econômico.

O economista grego-australiano Yanis Varufakis, que entre 2004 e 2006 foi assessor do governo de Giorgos Papandreou, assumirá o Ministério das Finanças.

Para o Ministério das Relações Exteriores foi nomeado Nikos Kotzias, que nos anos 90 foi dirigente do Partido Comunista e posteriormente conselheiro de Papandreou, do quem se distanciou após a assinatura do primeiro resgate para a Grécia, em 2010.

O Ministério de Defesa será o único comandado pelo parceiro da coalizão de esquerda Sryza no governo, o partido de direita nacionalista Gregos Independentes. O líder da legenda, Panos Kamenos, foi nomeado para a pasta.

A posse dos ministros será hoje e os novos dirigentes deverão optar se preferem uma cerimônia civil, modelo utilizado por Tsipras ontem, ou religioso, como é tradicional no país.