Topo

Conselho de Segurança afirma que capacete azul morreu em "troca de fogo"

28/01/2015 22h04

Nações Unidas, 28 jan (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU condenou nesta quarta-feira a morte de um "capacete azul" espanhol no sul do Líbano, que ocorreu "no contexto de uma troca de fogo" na região fronteiriça com Israel.

A declaração foi divulgada no final de uma reunião do principal órgão de decisões da ONU para analisar os últimos enfrentamentos entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah, que causaram a morte do militar espanhol a serviço da ONU.

Os "apontamentos para a imprensa", como foi descrita a declaração do Conselho de Segurança, foram lidos pelo embaixador chileno perante a ONU, Cristián Barros, cujo país ocupa neste mês a presidência rotativa do organismo.

A reunião se prolongou por quase duas horas e foi encerrada com uma declaração parecida com a divulgada pouco antes pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na qual também não apontava responsabilidades.

O governo espanhol informou em Madri que a morte do militar, Francisco Javier Soria Toledo, de 36 anos, ocorreu em um ataque israelense em resposta a outro do Hezbollah, e disse que as autoridades de Israel se desculparam pelo incidente.

Oficialmente, diferentes porta-vozes da ONU indicaram apenas que está sendo realizada uma investigação sobre os fatos, nos quais também morreram dois militares israelenses pelo fogo do grupo xiita.

O militar espanhol pertencia à força Interina das Nações Unidas (Finul) que vigia a chamada "linha azul", delineada pela ONU para certificar a retirada israelense do sul do Líbano no ano 2000.