Topo

Novo ministro de Assuntos Estratégico jura cargo perante Dilma

05/02/2015 11h49

Brasília, 5 fev (EFE).- O novo ministro de Assuntos Estratégicos do Brasil, Roberto Mangabeira Unger, jurou nesta quinta-feira seu cargo perante a presidente Dilma Rousseff, na primeira mudança de seu gabinete apenas um mês após iniciar seu segundo mandato.

Em seu discurso, a chefe de Estado elogiou o trabalho do ex-ministro Marcelo Neri, que liderava desde março de 2013 esta pasta, que é encarregado de planejar estratégias de desenvolvimento a longo prazo.

Dilma lembrou o trabalho de Unger, um catedrático de Harvard, à frente da pasta de Assuntos Estratégicos, da qual foi o primeiro titular e que dirigiu entre 2007 e 2009 durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

Unger impulsionou um plano de modernização das Forças Armadas e teve uma "instigadora determinação" para apostar no desenvolvimento dos aeroportos regionais, ressaltou Dilma.

A governante afirmou que espera que o novo ministro assessore o governo para melhorar o sistema educacional público e nas melhores estratégias para aproveitar os ingressos que serão obtidos da exploração das ricas jazidas petroleiras do litoral do Brasil.