Topo

Anúncio palestino de suspensão de coordenação com Israel preocupa ONU

06/03/2015 20h54

Nações Unidas, 6 mar (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, expressou nesta sexta-feira sua preocupação pela decisão da direção palestina de suspender a coordenação em matéria de segurança com Israel, divulgada ontem.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) adotou a resolução em reunião de seu comitê central por conta das "violações sistemáticas" das obrigações assinadas por Israel com os palestinos.

Em declaração escrita divulgada por seu escritório de imprensa, Ban lembrou que a OLP revisará esta decisão em três meses, quando o comitê executivo do grupo palestino informar sua implementação ao comitê central.

"Isto permite a oportunidade que ambas as partes tomem as medidas necessárias para honrar suas obrigações", afirmou Ban.

O secretário-geral também pediu às partes para que "atuem com moderação e revertam seu ciclo inútil de ações e reações".

"Ban Ki-moon faz uma chamada urgente à comunidade internacional, incluindo o Comitê de Segurança, para exercer a liderança e ajudar a criar as condições para um acordo final de paz que termine com a ocupação israelense e permita a criação de um Estado palestino", disse em texto.