Topo

Chanceler iraniano afirma que houve avanços nas negociações nucleares

31/03/2015 21h47

Lausanne (Suíça), 1 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse para a imprensa que as negociações nucleares com o Grupo 5+1 - Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Rússia, mais Alemanha - "avançaram bastante" e acrescentou que está esperançoso de poder começar a redigir o pacto nesta quarta-feira (data local).

Em entrevista para a imprensa internacional no hotel Beau Rivage Palace, às 1h30 locais (20h30 de Brasília da terça-feira), ou seja, 90 minutos após o fim do prazo estipulado, o ministro iraniano acrescentou que os países do G5+1 e o Irã esperam "terminar o trabalho (o acordo) nesta quarta-feira".

"Trabalhamos desde cedo (2h de terça-feira em Brasília), foi um dia muito cheio para todas as delegações. Evoluímos bastante, mas todos precisavam descansar", explicou o ministro.

"As partes podem recomeçar com o trabalho em breve de manhã. Espero que possamos terminar (o acordo) na quarta-feira, já começando com a redação amanhã", afirmou Zarif aos jornalistas.

De acordo com fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe, as deliberações sobre o programa nuclear iraniano serão retomadas amanhã, a partir das 6h locais (1h de quarta-feira em Brasília), porque há ainda aspectos não resolvidos.

O objetivo do acordo é colocar um fim a uma longa década de conflito em torno do polêmico programa nuclear da República Islâmica, temido pela comunidade internacional por causa de suas possíveis intenções militares, algo negado pelo Irã.