Topo

Coreia do Norte faz lançamento fracassado de míssil balístico, segundo Seul

14/04/2015 16h53

Seul, 15 abr (EFE).- A Coreia do Norte tentou lançar nesta sexta-feira (data local) um míssil balístico de médio alcance, mas falhou neste teste, realizado no dia que celebra o nascimento do fundador do país, Kim Il-sung, segundo informou uma fonte do governo sul-coreano.

O Ministério da Defesa de Seul confirmou o lançamento fracassado de um míssil balístico da costa oriental da Coreia do Norte em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), mas não especificou mais detalhes nem se pronunciou sobre o tipo de projétil, segundo declarações de seu porta-voz à Agência Efe.

Fontes militares, por sua parte, indicaram que poderia tratar-se do primeiro teste realizado com um míssil Musudan, que segundo Seul tinha sido instalado há 20 dias em uma plataforma de lançamento móvel na cidade de Wonsan, no sudeste da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte celebra hoje o 104º aniversário de Kim Il-sung, fundador do país, primeiro líder da dinastia Kim e avô do atual ditador, naquela que é considerada a data mais importante do ano no país.

O governo sul-coreano já havia advertido ontem que o Exército Popular de Kim Jong-un poderia lançar os mísseis Musudan para celebrar o aniversário do "presidente eterno".

A Coreia do Norte possuiria, segundo estimativas de Seul, cerca de 50 unidades deste míssil, cujo alcance de até 4.000 quilômetros lhe permitiria pôr no ponto de mira a base americana de Guam no Pacífico.

O regime de Kim Jong-un realizou no último mês de março vários lançamentos ao mar de projéteis de curto alcance e um teste de um míssil de alcance médio, em um ambiente de tensão pelas sanções ao país e as manobras militares de Seul e Washington em território sul-coreano.