Topo

Colônia retira 20 mil moradores para desativar bomba da 2ª Guerra

Idosos são retirados de asilo em Colônia, na Alemanha - Wolfgang Rattay/Reuters
Idosos são retirados de asilo em Colônia, na Alemanha Imagem: Wolfgang Rattay/Reuters

Em Berlim

27/05/2015 11h05

Cerca de 20 mil moradores de Colônia foram evacuados nesta quarta-feira (27) em cumprimento a uma ordem municipal para que especialistas desativem uma bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada nesta cidade alemã.

Trata-se da maior retirada registrada em Colônia desde o final da disputa, embora estes tipos de operações sejam até frequentes na Alemanha. Na semana passada, 31 mil habitantes de Hannover tiveram que deixar suas casas para a desativação de um bomba de 250 quilos.

Segundo explicou nesta quarta-feira a Prefeitura de Colônia, a evacuação começou às 9h local (4h, em Brasília) e afetou os bairros de Riehl e Mülheim, incluída uma residência de idosos da qual foram desalojadas cerca de mil pessoas.

Os colégios situados nesses bairros e o zoológico permaneceram fechados.

Por volta das 14h e após sobrevoar com um helicóptero a área -de um quilômetro quadrado ao redor da bomba-, as autoridades municipais, que colocaram à disposição dos moradores distintas instalações, deram o sinal verde à evacuação.

Foi anunciada então a paralisação do tráfego aéreo sobre a zona e do tráfego fluvial no lance do Reno próximo ao local e o início do processo de desativação da bomba.

A maior evacuação na Alemanha para garantir a segurança dos moradores após ser detectada uma bomba da Segunda Guerra Mundial aconteceu em 2011 em Koblenz, onde 45 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.