Topo

Petroleiro desaparece em águas da Malásia em possível ação de piratas

Em Bancoc

14/06/2015 11h20

A autoridades da Malásia iniciaram uma operação de resgate para localizar um petroleiro desaparecido nas águas do mar da China Meridional que suspeitam ter sido sequestrado por piratas, informou neste domingo (14) a imprensa local.

A embarcação MT Orkim Harmony, de bandeira malaia, desapareceu em 12 de junho perto do Estado de Johor, no sul do país, com seis mil toneladas de gasolina de 95 octanos e 22 tripulantes - 16 malaios, cinco indonésios e um birmanês, segundo o jornal "Star".

A Agência de Segurança Marítima da Malásia indicou que Orkim desapareceu enquanto navegava entre Malacca, no litoral oeste da península malaia, e Kuantan, na costa leste.

"A última posição conhecida da embarcação é a 30 milhas náuticas (55,5 quilômetros) de Tanjung Sedili, quando de repente perdemos o contato", disse em comunicado o diretor da região sul da agência, o almirante Ibrahim Mohammed.

Ibrahim disse que três embarcações da agência, com o apoio de mais duas da marinha malaia, participam da busca da embarcação-tanque, centrada em uma área de 20 mil quilômetros quadrados que se estende pelas águas de Cingapura e da Indonésia.

Em 4 de junho, a embarcação Orkim Victory, da mesma companhia, foi assaltada por oito homens armados que o rebocaram até outra embarcação e transferiram 770 toneladas de diesel antes de fugir.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, mostrou sua preocupação com a situação da tripulação e anunciou o desdobramento de uma operação de resgate.

"Estou consternado perante as informações do desaparecimento da embarcação. O governo desdobrará nossos recursos para localizá-lo", disse hoje Najib em sua conta no Facebook.

O Escritório Marítima Internacional considera a Península de Malaca, junto com o arquipélago indonésio, como uma das áreas de maior risco de ataques piratas da Ásia Oriental, e recomenda às extremarem as precauções ao atravessá-la.