Topo

Angelina Jolie visita campo de refugiados sírios como embaixadora do Acnur

Atriz diz que é hora de traçar um plano crível para uma solução política de paz - Emrah Gurel/AP
Atriz diz que é hora de traçar um plano crível para uma solução política de paz Imagem: Emrah Gurel/AP

20/06/2015 16h13

Istambul, 20 jun (EFE).- A atriz americana Angelina Jolie, embaixadora de boa vontade da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), visitou neste sábado um campo de refugiados sírios no sul da Turquia após um encontro em um hotel próximo com o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Jolie se deslocou durante a tarde deste sábado ao acampamento de Midyat, perto da fronteira turca com a Síria e Iraque, onde pediu à comunidade internacional que solucione o conflito sírio que está gerando "uma crise global".

"Apelo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas: envie aqui seus ministros e embaixadores. Vejam a crise vocês mesmos, vejam que isto simplesmente não pode continuar. Já é hora de traçar um plano crível para alcançar uma solução política que acabe com o conflito", declarou.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, acompanhou a estrela americano em sua visita, durante a qual se reuniram com várias famílias de refugiados, segundo confirmou à Agência Efe a porta-voz do Acnur na Turquia, Selin Ünal.

Jolie, que já havia visitado outro acampamento sírio na Turquia em 2011, se mostrou indignada com as condições de vida dos residentes e a falta de ação internacional.

"É desumano esperar que todas estas famílias tolerem este tipo de vida. Todos sabemos o que é preciso fazer, temos que fazer melhor. E é óbvio que é preciso começar pela Síria", reforçou a atriz.

Coincidindo com o Dia Internacional do Refugiado, a embaixadora lembrou que a Síria é a origem de uma crise humanitária sem precedentes.

"Estamos aqui por uma simples razão: esta região é o epicentro de uma crise global. Há quase 60 milhões de pessoas deslocadas. Isso é um de cada 122 habitantes do planeta", ressaltou a atriz em entrevista coletiva.

Guterres está na Turquia por ocasião da apresentação do relatório anual do Acnur, que destaca o papel exemplar do país eurasiático ao acolher cerca de dois milhões de refugiados, entre eles 1,8 milhão de sírios.

Dos 1,8 milhão de refugiados sírios na Turquia, 200.000 vivem em acampamentos administrados por Ancara, onde recebem alojamento, sustento e educação, enquanto o resto sobrevive por sua conta, trabalhando de forma ilegal, mas tolerada.

Jolie lembrou que, embora a Turquia tenha ultrapassado o Paquistão como o país que acolhe o maior número de refugiados no mundo, no Líbano a densidade de refugiados é ainda maior.

A atriz, que visitou esse país ontem de surpresa, explicou sua impressão.

"O Líbano, onde estive ontem, acolhe uma maior densidade de deslocados: uma de cada quatro pessoas no Líbano é um refugiado sírio. As pessoas estão ficando sem lugares para onde fugir. Se fosse um iraquiano ou um sírio fugindo da violência, para onde você iria?", perguntou.