Topo

Trump visita fronteira dos EUA com México e insiste em construção de muro

Rick Wilking/Reuters
Imagem: Rick Wilking/Reuters

Em Austin

23/07/2015 17h55

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta quinta-feira (23) em visita à cidade de Laredo, na fronteira do Texas com o México, sua proposta de construir um muro para evitar a entrada de imigrantes mexicanos.

"Um muro na fronteira nos economizaria muitíssimo dinheiro. Temos que levantar um muro", disse o controverso magnata imobiliário, que lidera as intenções de voto na disputa republicana, segundo as últimas pesquisas.

Trump afirmou o muro deve ser construído somente em "algumas partes" da extensa fronteira entre os dois países, de mais de três mil quilômetros.

O aspirante republicano chegou a Laredo convidado por um sindicato da Patrulha Fronteiriça, que, na última hora, cancelou a proposta.

"A Patrulha Fronteiriça retirou o convite para não se envolver em política e por ordens de Washington", justificou Trump, que visitou a região fronteiriça acompanhado pela polícia de Laredo e, por seu prefeito, o democrata Pete Saenz, com o qual apareceu em entrevista coletiva.

O democrata Joaquín Castro, membro da Câmara dos Representantes em Washington pelo Texas, reagiu rapidamente a essa imagem através das redes sociais: "Donald Trump te usou [Pete Saenz] e outros membros da prefeitura para parecer bom. Que vergonha para o sul do Texas e para os hispânicos".

Uma vez terminada a visita, Trump disse ter reunido provas de que o México envia seus criminosos aos Estados Unidos, como afirmou em seu polêmico discurso que lançou sua pré-candidatura à presidência.

"Quando o México envia sua gente, não envia os melhores. Envia os que têm muitos problemas, quem traz drogas, crime, estupradores", disse na época.

Trump, que foi recebido no aeroporto por partidários e opositores, se encontrará com representantes comunitários antes de deixar Laredo.